quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Estrada do Pagara


A região do continente próxima a Florianópolis é muito rica em lugares para se pedalar a variedade é tão grande que quando saímos para uma pedalada mudamos de rota varias vezes ou até emendamos alguns caminhos। Encontramos vários lugares não muito distantes do centro de São José como, Pedra-Branca, Mariquita e Pagara। É possível pedalar ao lado e engenhos, casarões construídos no inicio da colonização, percorrer estradas estreitas de terra com pouco ou muitos aclives, a maioria dos caminhos são rodeados de vegetação verde, longe da poluição urbana, com muitos córregos, cachoeiras e rios. E também podemos encontrar a trilhas ideais para a prática de Down-hill para os amantes do morro-abaixo. Selecionamos alguns caminhos para a prática de Mountain bike.


Gostaríamos que ciclistas acostumados ao pedal urbano, conhecessem estes belos lugares. Por isso selecionamos alguns caminhos de fácil acesso distantes num raio de 10 a 20 quilômetros do centro da cidade.

Estrada do Pagara.

Esta estrada é a mais conhecida por todos aqueles que já praticam suas pedaladas pelo interior. E é a maia usada pois fica próxima o centro urbano e não exige muito deslocamento.
Nosso ponto de partida geralmente é na Central Bike que fica no bairro Kobrasol. A partir daí seguimos em direção ao bairro Forquilhinhas pela marginal da Br 101 (sul). No túnel da Forquilinha pegamos a segunda entrada a direita e vamos em direção a Univali (São José), no bairro Sertão do Imaruin o clima já fica com um gosto diferente pois estamos agora ao lado do majestoso Morro da Pedra-Branca. (ótimo local para um pedal mais radical). A estrada é de paralelepípedo até o Bairro da Colônia Santana, mas podemos fazer alguns atalhos entrando pelas marginais que ficam do lado esquerdo da via. Próximo a Indústria da Macedo deixamos o paralelo e pegamos a esquerda numa estrada de lajota que leva ao Museu da família Koerich (aberto ao publico), a antiga usina hidrelétrica e mais em cima a belíssima queda d’água . Ao chegar no bairro da Colônia Santana. Passamos em frente ao Hospital Psiquiátrico, a Igreja e logo depois pegamos a Direita na frente da padaria, passando a ponte de madeira direita novamente e seguimos em direção ao cemitério da Colônia. Agora a estrada fica mais deserta com poucas casas e alguns sítios na beira. E andamos aproximadamente uns 6 quilômetros até encontrarmos um bar de madeira após um cruzamento e uma ponte de concreto seguimos em direção a escolinha do Pagará esta ao lada direito da estrada (km 20 antes da subida). A subida do Pagara pelo lado oeste é fácil comparado ao lado leste. Ao final da subida temos uma vista privilegiada da Grande Florianópolis. A descida dura uns 10 a 15 minutos e tem aproximadamente 3 quilômetros ( cuidado com veículos no sentido contrario). Após a descida esta o bairro São Sebastião (cidade de Palhoça). Seguimos até a Igreja do Bairro e continuamos pedalando pela rua de lajota. Neste lugar existem duas opções, voltar pela BR 101, ou contornar o morro da Pedra Branca até o bairro Sertão do Imaruim novamente. Para voltar pela BR basta pegar a primeira rua asfaltada e seguir em frente pelo Bairro Caminho Novo ou pelo Loteamento Pagani. Mas se optar por fazer mais alguns quilômetros de estrada de terra e curtir um pouco mais o visual em frente a Igreja de São Sebastião siga sempre pela rua de lajota por uns 3 quilômetros até avistar um loteamento todo asfaltado. Haverá um cruzamento em “Y”siga a esquerda esta estrada passa atrás da Unisul, seguindo em frente por mais 5 quilômetros chegara novamente a estrada de Paralelepípedo.

Na dúvida entre em contato por email ou pelo fone 48 3259 6728.

Bom Pedal.

Nenhum comentário: