sábado, 11 de abril de 2009

RELATO DO PEDAL PARA ANGELINA VIA AGUAS MORNAS

De ANGELINA EXPLORER

Comecei a aventura às 6:00 horas da manhã, quando o sol não havia nascido e a lua cheia estava ainda no céu. Meu objetivo éra pedalar até Angelina via estrada de terra que começa depois da cidade de Aguas mornas, no total 65 km de ida e 65 km de volta por um caminho que eu não conhecia a não ser pelos mapas. No dia anterior fiz uma pequena planilha com as distáncias até os pontos de bifurcação para me ajudar a tomar o caminho certo.

Quando já havia pedalado 5 quilômetros, senti o sol batendo nas costas. Meu objetivo era pedalar até águas mornas pelo asfalto e explorar os 35 quilômetros de estrada de terra que liga Águas Mornas até Angelina. Eu sabia que tinha que subir uma serra de 13 Km, descer 2 km subir 3 km e descer 8 km até o centro de Angelina. O que eu não sabia era que encontraria uma estrada muito irregular, pequenas subidas íngremes, estrada estreita e muito cascalho.

Depois de Águas Mornas a estrada segue na margem esquerda do rio, onde a paisagem muda a todo instante mostrando belas quedas d’água enquanto o terreno começa a ficar mais inclinado, variando sempre com curtos trechos íngremes e aliviando depois. Aos quase 400 metros de altitude, passei pelas comunidades de Fazenda de Lourdes, onde há um pequena parte de asfalto e, mais a frente, passei pela Primeira Linha.

Explorar um caminho novo é legal porque a cada instante surge uma novidade. Por exemplo, quando a gente pensa que chegou ao final do morro e, depois da curva, continua subindo. Depois dos 50 km já pedalados eu estava em cima da serra, a natureza já não era tão exuberante e só se via algumas ilhas de mata, muito pasto e pequenas propriedades que cultivam verduras que são vendidas na grande Florianópolis. O que explicava a grande quantidade de cascalho e pedra solta, pois este material é usado para manter o piso firme para a passagem de pequenos caminhões que buscam os alimentos recém colhidos para vendê-los.

À medida que fui descendo, depois de passar pelo pico mais alto a 765m, voltaram os rios e cachoeiras e o clima um pouco mais fresco, já eram 10 horas da manha e o sol estava muito quente. A descida longa pela estrada estreita era muito técnica e exigia muita habilidade e controle nas curvas até chegar a estrada de asfalto que leva a Angelina. A partir daí em senti realizado em completar um dos caminhos que sempre quis fazer, mas não imaginava que fosse ter de passar por subidas tão duras e um terreno tão irregular, tanto nas subidas quanto nas descidas.

Eu fiz o retorno pelo mesmo caminho, e pude curtir muito os 15 km de descida de volta a Águas Mornas. Finalizei o pedal as 2:30 da tarde bem cansado depois de pedalar 130 km. Recomendo este caminho para quem gosta de uma bela paisagem, subidas desafiadoras, descidas longas e alucinantes mas antes de sair para fazer uma quilometragem assim é bom treinar um pouco. Então que tal começar logo?

Boas pedaladas!

Edemar

FOTOS DO PASSEIO *********************** VIDEOS

Anônimo disse...

Poxa que legal! Lugar belo. Grande passeio.Quando vem o próximo evento?