quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Experiencia com uma Full Suspencion


Olá amigos,

Hoje quero compartilhar uma experiência que tive ao pedalar pela primeira vez com uma bike full suspencion.. Sempre achei este tipo de bike pesada e desengonçada, mas depois de fazer três treinos meus conceitos mudam totalmente. A bike que eu usei é emprestada de um amigo meu e vem equipada com Shimano XTR, Garfo Rock Shox Revelation e uma Manitou SPV na traseira.

Nos dias de minha experiência pedalei sempre com amigos que tinha bikes rígidas e na primeira vez pensei que ia ficar para traz. Mas nada disso aconteceu o rendimento na media geral foi o mesmo que as bikes rígidas levando até uma vantagem em descidas, paralelepípedo e trechos esburacados. Enquanto a turma ficava desviando e escolhendo um lugar melhor para passar na estrada a Full simplesmente superava todos os buracos e valetas e eu só me preocupava em pedalar. O conforto também é espetacular depois de duas horas de pedal eu me senti bem sem dores nos braços, costas e bunda.

Posso dizer que nas subidas a bike que eu usei não era ideal, pois era uma All Mountain mesmo assim aquela história de ficar corrigindo as elevações e saliências o que força muito braços e tronco já não acontece com a full porque ela se molda ao terreno evitando até as patinadas da roda traseira quando levantamos de pé com a rígida.

Na maior parte das vezes pedalamos a noite quando acontece o imprevisto de pegar uma panela e uma vala escondida. Com a full estes problemas também diminuem e o pedal fica muito mais divertido. O sistema de freio a disco XTR é um espetáculo só um toque no manete e ele respondem muito bem combinados com os pneus 2,10 praticamente não existia curva difícil.

Sabemos que as full suspenciom de qualidade ainda tem seu alto custo e a maioria ainda prefere as rígidas também pelo fator peso. Mas posso dizer agora que peso não é tudo comparado ao fato de poder pedalar mais confortável se divertindo muito mais e com um desempenho que fica dentro da média comparado com as rígidas.

Hoje algumas marcas utilizam o sistema PRO PEDAL (FOX) e SPV (MANITOU) aliados a um mecanismo e geometria estes sistemas favorecem a pedalada com aumento da tração, melhor conforto sem desperdício de energia e ainda o piloto não precisa se preocupar em travar ou destravar o sistema.

Para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de provar uma full suspenciom vai a dica: VALE A PENA !

Bom pedal galera.

Siga-me nos links:


ORKUT TWITTER BLOGGER GOOGLE GRUPOS

Nenhum comentário: