domingo, 20 de fevereiro de 2011

Relato da Competição de 6 horas Debandada da Serra de MTB.

Iniciamos nossa a viagem a Bom Jardim sexta-feira às 19:00. Indo pela BR 282 chegamos à
pousada Pinheiral às 22:30. No dia seguinte, saímos cedo para fazer o reconhecimento da pista. Ao chegar no lugar, já fiquei impressionando com a paisagem. Às 10 horas fomos fazer um reconhecimento na pista e logo apos a largada a trilha entrava na mata, onde havia muita pedra, um pequeno córrego e depois de um single track entrávamos no pasto ainda descendo em zigue-zague. Depois de uma pequena subida sobre uma lage de pedra, a pista continuava por mais uns 3 quilômetros no meio do pomar de maçã, com muitas variedades da fruta, inclusive. Depois das maçãs pegávamos uma estradinha e entravamos novamente no descampado, ainda descendo forte pelo trilho estreito e cheio de pedras de todos os tipos, como: lages, pontiagudas e redondas... Às vezes havia espaço apenas para passar o pneu da bike, cuidando muito para não bater os pedais.

No percurso inteiro de 12 quilômetros havia apenas 2 de estrada, ou seja, era altamente técnico e muito bem elaborado demonstrando o puro mountain bike.
Largamos bem, fechando a primeira volta na categoria duplas em primeiro. Na segunda volta, o atleta da segunda equipe nos passou, e, como se não bastasse, meu pneu traseiro furou a 2 km da chegada. Foi apenas um dos problemas que tivemos.
O Osmar largou para fazer a terceira volta e, afirmando que estava bem, largou também para a quarta volta.

Com camara trocada e ainda na segunda colocação, comecei a quinta volta com a minha Focus Raven, andando muito forte para tentar buscar novamente a primeira colocação. Logo apos passar sobre algumas pedras, minha roda traseira soltou e foi onde meu disco de freio traseiro e o pinhão do meio do cassete entortaram. Até descobrir o problema e consertar um pouco para tentar acabar a volta, perdi muito tempo e ainda, próximo do final desta volta, um galho de arvore entrou no cambio traseiro partindo totalmente a gancheira que prende o cambio. Peguei a bike do meu amigo Antoni e acabei a volta finalmente. O desânimo tomou conta e para fazer a sexta volta o Osmar largou com a intenção de fazer no maior tempo possível, assim faríamos apenas mais uma volta.

Não acreditei quando vi o Osmar chegando com o selim quebrado e pensei: Hoje não é nosso dia. Por sorte, levei minha segunda bike, a Giant Anthem X3 full suspension, e larguei para completar na última hora que restava. Tentei descansar mais nos planos e acelerar muito nas subidas e descidas. Foi aí que percebi que, talvez tivesse começado com a bike errada, pois esta bike, a Anthem, perdia pouco nas subidas, mas andava muito mais forte nos planos e descidas sem sacudir muito. Em seguida, pensei que poderíamos ter um pequeno momento de glória nesta corrida se eu andasse forte e chegasse no atleta da segunda equipe, ultrapassando-o.

Na reta de chegada, avistei meu adversário 50 metros à minha frente. Mesmo dando tudo o que restava de energia, agora sob a chuva, não foi o suficiente para alcançá-lo e ficamos com a terceira colocação categoria de duplas.
Finalizando, valeu muito ter viajado os 300km até Bom Jardim da Serra, pois tivemos a oportunidade de conhecer gente diferente, fazer novos amigos e pedalar pelas trilhas e maravilhosos campos da serra. Aprendemos muito nesta prova, principalmente a lição de nunca desistir por mais que os problemas insistam em aparecer.

Fotos da minha maquina aqui

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Edemar, boa tarde. Também gostei muito da prova, foi realmente eletrizaste. Nunca tinha corrido um Cross Country, e sinceramente fiquei com dó da minha Giant Advanced 2 XCT. A oportunidade de conhecer pessoas como você e receber suas dicas valeram a pena. Forte abraço e tudo de bom.
Flw