domingo, 9 de março de 2014

4º Edição Desafio Serra do Rio do Rastro de Ciclismo

 

A quarta edição do evento aconteceu neste último sábado em Lauro Muller -SC. Competição que já se tornou um clássico, e que nesta última edição reuniu cerca de 600 atletas em duas modalidades distintas: ciclismo e mountain bike. O desafio começou na cidade de Lauro Muller no pé da serra, e terminou 23 km depois no ponto mais alto. A neblina densa e a chuva gelada no final da serra deram um toque especial ao evento, deixando o percurso ainda mais difícil.

Um detalhe importante além da quantidade de novos adeptos ao ciclismo, foi a variedade e a quantidade de bicicletas de alta tecnologia com destaque para os componentes de carbono de diversas marcas e tipos que proporcionam mais conforto e melhor desempenho à pedalada. Assim como a grande tendência para o segmento de componentes como câmbios eletrônicos. No meu caso, participei pela segunda vez com minha Kuota Lite de alumínio, rodas Shimano e um grupo intermediário Shimano 105.

Apesar de não estar treinando muito neste tipo de terreno com subidas muito longas, o meu objetivo era aguentar o máximo de tempo no pelotão principal e depois manter o passo até a chegada. Confesso que senti a falta de uma relação um pouco mais leve nas rampas mais íngremes no meio da serra, pois não tinha força suficiente para manter a cadência e por isso aproveitei ao máximo os trechos de menor aclive para acelerar a pedalada. A estratégia deu certo no início do concreto e  nas curvas finais da serra onde eu e meu conterrâneo Pierre Zonta de Chapecó fizemos uma bela disputa.

O primeiro lugar na categoria Master B1 - 40-45 anos foi inesperado , mas recebido com muito alegria e emoção. Foi uma grande satisfação rever e fazer novos amigos e ter participado de mais um desafio fantástico que promove cada vez mais o uso da bicicleta como uma prática de esporte super saudável. Sempre fazendo amigos, descontraindo e curtindo a natureza. Continuem pedalando!

Classificação geral.







Nenhum comentário: